BRONZEADO DE VERÃO SEM PREJUDICAR A PELE

BRONZEADO DE VERÃO SEM PREJUDICAR A PELE

Pois é, meu povo, chegou o verão! E que jeito melhor de aproveitar o calor gostoso da estação do que pegar aquele bronzeado e desfilar por aí com ele o resto do ano?! Não há como e nem porque negar que todo mundo fica mais bonito com aquela cor dourada, mas para alcançar a cor desejada sem que isso represente um risco para a saúde é necessário uma série de cuidados.

Alguns fatores básicos a se considerar podem ser o limite entre um bronzeado da cor do pecado e aquele alaranjado esquisito, queimaduras ou até problemas de pele. Listamos aqui os quatro principais cuidados que devemos na hora de pegar um sol.

PROTETOR

PROTETOR SOLAR
SEMPRE USE PROTETOR SOLAR. Essa é a primeira e uma das mais importantes dicas que vamos dar aqui. Não há necessidade de se besuntar de protetor, até porque devemos lembrar que é um produto químico, mas sempre que a exposição ao sol for prolongada ou em horários de pico dos raios UV, é importante o uso do protetor solar.

O correto é aplicar o filtro solar 30 minutos antes de expor a pele ao sol e reaplicar de acordo com a transpiração ou após entrar na água. Mesmo que for ficar à sombra, é importante o uso do protetor, já que os raios UV podem provocar queimaduras mesmo assim.

O fator de proteção também deve ser levado em conta. O ideal é usar para o rosto uma numeração maior do que para o resto do corpo. Não esqueça também de passar nos pés e nas mãos, essas áreas costumam ser deixadas de lado e acabam sofrendo os danos da exposição prolongada. Apesar de fugir um pouco da questão do bronzeado, não dispense o uso do protetor labial.

TEMPO

TEMPO
Quem que a cor perfeita deve ficar muito atenta ao tempo de exposição ao sol. O horário ideal para tomar o tão desejado banho de sol é antes das 10h da manhã e depois das 16h da tarde. Resista à tentação de pegar sol fora desse espaço de tempo, apesar sol ser mais intenso e bronzear mais rápido, a radiação dos raios UV é mais intensa e pode provocar sérias queimaduras. Mesmo com proteção, o período entre as 10h e 16h está proibido!

Lembre-se: você não vai ficar bronzeada no primeiro dia. Tenha paciência e busque um bronzeado gradual. Se tentar ficar da cor ideal de uma vez só, vai acabar se queimando ou tendo uma insolação. E se você sair da praia dos primeiros dias achando que não fez efeito… calma, você não passou protetor demais. É que a melanina demora até 72 horas pra ser sintetizada.

 

BRONZEADOR
O bronzeador prepara a pele e ajuda a pegar cor mais rápido, certo? Nem sempre. Eles nada mais são que pigmentos sintéticos que queimam a pele mais rápido (muitas vezes sem que você perceba). Por isso tenha muito cuidado com o que vai passar no corpo!

Primeiro: fique atenta à marca e procedência do bronzeador e fuja das receitas caseiras, não tem como saber a forma como seu organismo reagirá a elas. Segundo: se for usar bronzeador, use por cima do protetor solar.

Você pode substituir o uso do bronzeador por uma alimentação equilibrada que contribui para a síntese de melanina, como melancia, morango e tomate (ricos em lipoceno) e cenoura, mamão e abóbora (ricos em betacaroteno). Além de contribuir para um bronzeado saudável, esses alimentos ainda ajudam a combater o envelhecimento da pele.

POS

PRÉ E PÓS
Os cuidados com a pele vão de antes e depois do banho de sol. Para preparar a pele, nada como uma esfoliação. Pode ser com esponja vegetal ou creme esfoliante. Isso ajuda a garantir um bronzeado mais duradouro e uniforme, já que elimina as células mortas da pele.

Deve-se tomar alguns cuidados depois de um dia de sol, para manter o bronzeado sem denegrir a pele. O mais indicado é tomar banho na água mais fria possível e, após o banho, passar um hidratante ou loção em gel específica pós sol, com mais atenção nas áreas do corpo que costumam descamar depois de um tempo ao sol.

Tendo esses cuidados providenciados, é só curtir a piscina ou praia sem medo e terminar as férias com aquele bronzeado de dar inveja!

eder

o prazer da moda e o bem estar da mulher e ter saúde o prazer da vida