COMO SE VESTIR P/TRABALHAR AO SOL

 

Todo mundo gosta de estar alinhado no ambiente de trabalho, seja ele formal ou informal, mas quem trabalha exposto ao sol tem um problema que vai além da moda: cuidados com a pele. E esse cuidado tem que ser redobrado nas regiões do couro cabeludo, rosto, colo e mãos, que são lugares mais propensos a sofrer queimaduras e desenvolver câncer de pele.

Se você se encaixa nesse perfil, o protetor solar é indispensável. Na verdade, se você passa ao menos um período do dia exposto à luz solar, seja no ônibus ou até à sombra, o filtro solar é importantíssimo para proteger a pele dos raios Ultra Violeta. Essa dica deve ser seriamente levada em conta, especialmente quanto aos protetores específicos para o rosto, que é a parte mais sensível ao sol. Para o couro cabeludo, o mais indicado são os filtros em spray, já que eles penetram melhor pelos fios e não lambuzam seu cabelo.

Mas os cuidados vão muito além pra quem não tem nem uma sombrinha pra se refrescar. A boa notícia é que existem tecidos especiais que filtram a radiação solar, isso porque eles possuem proteção UV de fator 50. Roupas que oferecem esse diferencial têm a vantagem de manter a proteção mesmo depois de molhadas. E quem se preocupa também com a beleza (ninguém é de ferro!), existem nos mais variados modelos, desde blusas no estilo social até mais esportiva. Se você se interessou, é só procurar nas lojas por peças com alto FPU, que mede justamente o grau de proteção.

ROUPA

Porém, se sua roupa de trabalho não oferece esse tipo de proteção, você pode investir em peças que cubram boa parte dos braços e pernas para usar por baixo. Essa dica é ótima pra quem precisa usar uniforme todo dia. Os tecidos mais pesados são os que melhor cumprem a função de filtrar os raios UV, como algodão e linho, mas o poliéster também é uma boa escolha.

As pernas também precisam de cuidados e ainda que o instinto seja usar roupas curtas ou finas para disfarçar o calor, são os tecidos reforçados que realmente protegem do sol. O mesmo vale para a cor: quanto mais escura uma peça de roupa, mais ela impede que os raios UV penetrem na pele.

Um truque para ver o quanto sua calça ou blusa é eficiente, é colocar a peça contra a luz. Se passar muita luminosidade, quer dizer que a radiação solar também queimará sem problemas.

Agora, se o calor do sol é realmente intenso no seu local de trabalho e nenhuma dessas dicas compensaram, talvez a única solução seja roupas feitas com o tecido poliamida. São roupas tecnológicas que levam uma dose de filtro solar na confecção da fibra. O bom é que não é um tecido grosso e a proteção independe da cor.

 

SAPATOS
Sim, os sapatos também entram nesse assunto. Principalmente pra quem trabalha em contato direto com o asfalto ou outras superfícies que retém muito calor. Para evitar dores, inchaços e complicações mais sérias, não abra mão de sapatos confortáveis e flexíveis, que não pressionem os pés. Para acompanhar, aposte em meias de algodão.

E não se esqueça que uma boa e regular higienização tanto dos pés quanto das meias e sapatos também ajudam a evitar micoses, unhas encravadas e outros problemas.

ACESSu00d3RIOS (1)

ACESSÓRIOS
Mas os cuidados não param por aí! Já falamos que a região da cabeça e do rosto merece uma atenção especial, já que fica diretamente exposta ao sol. Sabemos que o cabelo dá a sensação de proteção, mas os raios UV passam mesmo assim. Por isso, nada melhor que bonés, viseiras ou até sombreiros, dependendo do seu ofício. Mais uma boa notícia: existem todos esses acessórios à base de poliamida, aquele tecido com filtro solar.

Óculos de sol são igualmente indispensáveis, mas fique atento na hora de comprar! Óculos que não fornecem uma real proteção contra o sol podem prejudicar sua visão.

No dia a dia, a gente acaba não dando a devida importância para o sol, mas não é só porque não ficamos mais bronzeados ou não percebemos a queimação que os raios UV não estão agredindo nossa pele e comprometendo nossa saúde a longo prazo. Por isso, nossas dicas são extremamente importantes, especialmente na época do verão.

eder

o prazer da moda e o bem estar da mulher e ter saúde o prazer da vida