CUIDADOS COM O SAPATO

CUIDADOS COM O SAPATO

 

Sabe aqueles nossos companheiros pra todas as horas? Que estão com a gente na escola, no trabalho, nas viagens , no casamento e até na festa de aniversário da avó? Ou seja, aqueles amigos que estão sempre com a gente… Pois então, eles são os sapatos. E como que a gente retribui tanto companheirismo? Cuidando deles, é claro!

 

Usando aquela máxima “quem ama cuida”, temos a obrigação de cuidar muito bem para que nossos queridos sapatos continuem sempre lindos, brilhantes e cheirosos! Se você ainda não tem todas as manhas de como fazer tudo isso, aproveite nossas dicas e demonstre seu amor por seus sapatos!

 

Pré Uso

A atenção começa antes de colocar o sapato no pé. Seja para ir trabalhar ou aproveitar a balada, existem alguns cuidados que vão tornar mais agradável o tempo que você o estiver calçando.

 

Antes de tudo, coloque um pouco de talco antisséptico, ele faz com que seu pé transpire bem menos e não dê cheiro ruim. A longo prazo, evita também que o sapato fique com a palmilha encardida de suor e chulé. Essa dica é super especial para as sapatilhas e sapatos de plástico, que pegam cheiro com muita facilidade.

 

Outro método pra evitar suor acumulado e, consequentemente, o surgimento de fungos, é alternar o uso dos sapatos. Ou seja, nada de usar aquela sua sapatilha favorita a semana toda! Varie o calçado e no calor prefira modelos mais abertos.

 

 

Pós Uso

Antes de qualquer coisa, é bom sempre deixar o sapato arejando antes de guardar. Depois de um dia inteiro de uso, seu calçado deve respirar por um tempo em ambientes frescos, nada de banheiro ou outros cômodos úmidos da casa. Não é indicado também deixar ao sol, isso pode deformar o formato do sapato e ressecar materiais, como couro, por exemplo.

 

Se ele estiver molhado, forre por dentro com jornal para absorver a umidade e deixe para secar fora do sol.

 

Contanto que o sapato não seja de pano, passe um pano úmido na parte de cima para tirar a sujeira superficial, mas não esqueça de que ele deve estar bem seco antes de guardar.

IMAGEM1

Como Guardar

Não, não é só jogar os sapatos no fundo do armário no final do dia. Se você quer conservar seus sapatos mais divosos e fazer eles durarem bastante, preste atenção nessas dicas para cada um deles.

IMAGEM2

Botas: Pra guardar suas botas sem que o cano dobre e acabe marcando no couro, é só colocar suportes dentro delas. Revistas enroladas, papelão, garrafa pet ou espuma grossa costumam fazer  isso muito bem, mas existem materiais feitos para isso nas lojas.

IMAGEM3

Scarpin: Como são usados com menos frequência que os outros calçados, devem ser guardados em caixas plásticas ou sacolas de pano, que garantem a circulação de ar. É bom também deixar sempre um pouco de jornal na parte de dentro, pra evitar umidade na palmilha acolchoada que eles costumam ter.

IMAGEM4

Camurça: Os sapatos de camurça devem ser guardados bem limpos, se não fica mais difícil tirar as manchas depois. Use sempre escovas com cerdas super finas ou a parte macia das esponjas pra esse trabalho, se a cor for clara, o truque é passar uma borracha. Mas tudo isso tem que ser feito bem de leve!

 

Couro: O grande problema do couro é o ressecamento. Se não tomar cuidado, aquela sua sandália linda de couro pode acabar toda trincada e quebradiça. O lado bom é que existem produtos específicos (ou nem tanto), pra evitar isso. Antes de sair com ele na primeira vez, é indicado passar um impermeabilizante e depois reforce com graxa ou hidratante (sim, o mesmo que você usa) de tempos em tempos.

 

Não é legal colocar os sapatos empilhados ou muito apertados na prateleira, isso pode riscar os mais frágeis, danificar a cor ou estragar o formato deles. Caso não tenha espaço suficiente pra todos os seus queridos amigos no seu armário, as sapateiras são opções super bacanas, além de serem lindas, dá até pra fazer em casa mesmo, com materiais como caixas de feira, escadas ou canos de PVC.

 

Agora que você já tá por dentro de todos os métodos pra cuidar melhor dos seus sapatos, coloque logo em prática e deixe bem claro o quanto eles são importantes pra você!

eder

o prazer da moda e o bem estar da mulher e ter saúde o prazer da vida